(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Carney diz que mercados não devem esperar mudança nas metas do BoE


postado em 25/10/2016 14:31

Londres, 25 - O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Mark Carney, afirmou nesta terça-feira que os participantes do mercado financeiro não têm motivo para esperar uma mudança na meta de inflação do banco central. Falando ao Parlamento, Carney disse que as metas de inflação e estabilidade financeira "resistiram ao teste do tempo" e acrescentou que, caso esses objetivos sejam questionados, isso poderia ter consequência para os ativos do Reino Unido, como a libra e os bônus do governo, bem como para as expectativas futuras de inflação.

"Os mercados não devem ter razão para esperar isso", afirmou Carney. As declarações vieram após a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, criticar os "efeitos colaterais ruins" da política de relaxamento monetário do BoE, que segundo ela aumentaram a desigualdade.

O presidente do BoE disse que "altamente desejável para a estabilidade financeira global" que o Reino Unido e a União Europeia cheguem a um acordo sobre o setor financeiro. Os dois lados devem discutir o tema após os eleitores britânicos votarem pela saída do país do bloco. Para Carney, as regras financeiras no Reino Unido devem seguir equivalentes fora da UE.

Carney comentou ainda que sua decisão sobre permanecer ou não no comando do banco central depois de meados de 2018 será "inteiramente pessoal". A autoridade deve decidir se cumprirá todo o mandato de oito anos antes do fim deste ano. Ele assumiu em 2013, com a condição de que ficaria no posto durante apenas cinco anos.

Na sua fala ao Parlamento, Carney disse que havia tido "circunstâncias pessoais" com as quais precisava lidar, mas que planejava ficar no posto o máximo de tempo que pudesse, chamando isso de "um privilégio". Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)