(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PIB da Espanha cresce 0,8% no 2º trimestre


postado em 25/08/2016 05:19

Madri, 25 - A robusta expansão econômica da Espanha teve continuidade no segundo trimestre, apesar de preocupações de que oito meses sem um governo interino pudessem prejudicar o desempenho do país.

Entre abril e junho, o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu em ritmo mais forte do que inicialmente calculado ante o trimestre anterior, de 0,8%, e avançou 3,2% na comparação anual, segundo dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O resultado trimestral veio acima da estimativa original, de alta de 0,7%, divulgada pelo INE no fim de junho. Já o dado revisado está em linha com o do primeiro trimestre, quando o PIB espanhol também se expandiu 0,8% em relação aos últimos três meses de 2015.

Dúvidas sobre qual ou quais partidos políticos irão eventualmente governar a Espanha vêm se arrastando por três trimestres, após eleições parlamentares realizadas em dezembro do ano passado e em junho terminarem de forma inconclusiva. Desde então, os parlamentares não conseguiram chegar a um acordo para formar um governo de coalizão.

Os consumidores espanhóis, porém, mantiveram os gastos apesar das incertezas, em meio à melhora das condições do mercado de trabalho, à medida que o país continua se recuperando de uma grave crise encerrada em 2013.

O banco BBVA prevê que o PIB espanhol crescerá 3,1% este ano, mas mostrará expansão mais tímida em 2017, de 2,3%, diante das incertezas políticas, cortes de gastos e dos efeitos da decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado "Brexit"), no fim de junho.

Em 2015, a economia da Espanha registrou crescimento de 3,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)