(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APOSENTADORIA

Maior parte dos brasileiros quer regras iguais para servidores públicos e iniciativa privada

Pesquisa da FenaPrevi revela ainda que população entende pouco sobre a Previdência e acredita que reforma pode dificultar a aposentadoria


postado em 23/08/2016 14:39 / atualizado em 23/08/2016 15:02

A reforma da Previdência Social está em discussão e as regras do sistema público de aposentadorias podem mudar em breve atingindo quem está no mercado de trabalho. Apesar da relevância do tema, o brasileiro ainda conhece pouco sobre a Previdência Social, quando não desconhece totalmente o tema.

Apenas 11% da população considera que entende o suficiente sobre o sistema que está diretamente relacionada ao bem-estar social. Os dados fazem parte de estudo divulgado hoje pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), realizado em parceria com a Ipsos, empresa mundial de pesquisa e inteligência de mercado.

Temas polêmicos abordados pela pesquisa mostraram ainda que 83% dos entrevistados são contrários a aposentadoria diferenciadas para servidores públicos e acreditam que esses trabalhadores deveriam estar sujeitos as mesmas regras que os trabalhadores da iniciativa privada. No Brasil quem é servidor público tem um sistema diferente de aposentadorias e não está sujeito, por exemplo, ao teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O levantamento da FenaPrevi ouviu 1,5 mil pessoas com mais de 23 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões do país. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 de julho e 4 de agosto. O estudo revela que a aposetnadoria é ainda um tema distante do cotidiano. O resultado apontou que 86% dos brasileiros sabem pouco, não sabem nada ou desconhecem completamente o assunto. Três por cento (3%) da amostra não souberam responder.

Sobre a idade mínima, discussão que está no centro da polêmica, a pesquisa também revelou que maioria dos brasileiros acredita que os homens deveriam se aposentar aos 60 anos e as mulheres com menos de 55. Apesar disso, a maioria dos entrevistados, 66%, também concorda que o governo deveria fixar uma idade mínima para a aposentadoria dos indivíduos, uma vez que os brasileiros estão vivendo mais tempo.

A ideia de pagar aposentadorias menores para quem se aposentar mais cedo, encontra amparo apenas em 30% da amostra e rejeição de 66% dos entrevistados.

A pesquisa também identificou grande divergência quando o assunto é tempo de contribuição antes da aposentadoria: 57% dos entrevistados acreditam que o tempo de contribuição para os homens deveria ser inferior a 30 anos. Apenas 15% da população deveria se aposentar após 40 anos de contribuição para o sistema.

Apesqusia também mostra que 66% dos entrevistados acreditam que a reforma poderá dificultar a aposentadoria. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)