(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto que oferece voos da Pampulha para interior de Minas foi iniciado nesta quarta-feira

As primeiras cidades a terem as partidas são São João del-Rei, Juiz de Fora, Curvelo e Varginha


postado em 17/08/2016 16:43

(foto: Reprodução/Codemig )
(foto: Reprodução/Codemig )

Os primeiros voos do projeto que pretende interligar 12 municípios com Belo Horizonte via modal aéreo foram realizados nesta quarta-feira. As primeiras cidades para as quais já houve procura e venda de passagens, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), responsável pelo projeto, foram São João del-Rei, Juiz de Fora, Curvelo e Varginha.

O primeiro passageiro a embarcar em um voo do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais Modal Aéreo (Pirma) foi o médico pediatra Paulo Henrique Corrêa. “Eu adorei a ideia dos voos para o interior e já estou programando a próxima viagem, que será para Diamantina”, afirmou.

O voo inaugural realizado nesta quarta-feira levou autoridades e representantes institucionais à cidade de São João del-Rei, em um percurso de aproximadamente meia hora. Entre os passageiros estavam o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Machado, o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, e o presidente da Federaminas, Emílio Parolini.

Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa para integrar a primeira fase da iniciativa. Ao todo, serão 60 voos semanais dessas cidades até o aeroporto da Pampulha, na capital.

O governo de Minas vai assumir o custo operacional da operação para viabilizar a medida. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que, com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), é responsável pela implementação do projeto, uma pesquisa de mercado verificou a aceitação do emprego de aviões monomotores de baixo custo operacional – Cessna Grand Caravan 208 B – para ofertar o serviço de transporte de passageiros e de carga. Foram ouvidas 2.100 pessoas em 31 municípios.

A escolha das cidades foi feita seguindo o critério de municípios que apresentavam demanda, mas que não tinham rotas operadas pela aviação regular. Outro requisito observado foi a capacidade financeira da população em função do valor das tarifas. As passagens serão vendidas via site (www.voeminasgerais.com.br) e por aplicativos para tablets e smartphones. Cada voo cobrirá em média 200km e custará em R$ 300 por passageiro, em média.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)