(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA DO PÃO DE QUEIJO

Quitanda mineira, inventada no século 18, resiste ao tempo e fama chega ao exterior

Em Minas são produzidas entre 6 mil e 8 mil toneladas por mês. Para comemorar a data, amanhã haverá distribuição da iguaria em vários pontos da cidade. Pão de queijo mineiro é vendido nos Estados Unidos e apreciado até pelos japoneses


postado em 16/08/2016 15:29 / atualizado em 16/08/2016 19:09

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press )
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press )
A data de criação do pão de queijo, quitanda a base de polvilho, leite, ovos e o puro queijo mineiro é incerta, mas muitos pesquisadores concordam que a iguaria foi inventada no século 18, como alternativa aos produtos feitos com trigo. Com algumas variações na receita, dependendo da região do estado, o fato é que a fama do pão de queijo se espalhou pelo país e ganhou o mundo. A produção no estado é crescente. Pães de queijaria viraram febre entre empreendedores, dos food trucks até fábricas de maior porte, todos lucram com a receita que caiu no gosto do consumidor brasileiro e conquistou até mercados mais improváveis, como o japonês. Amanhã, no dia do pão de queijo, fabricantes preparam degustações nos pontos de venda, como supermercado e shoppings, para festejar a quitanda.

Não há um levantamento preciso sobre a produção no estado. Estima-se que em Minas Gerais sejam fabricados entre 6 mil e 8 mil toneladas ao mês. Só a Forno de Minas, um dos maiores fabricantes de pão de queijo no Brasil, produz 1.7 mil toneladas por mês, sendo que 120 toneladas são para exportação, o que equivale a aproximadamente 300 mil pacotinhos de pães de queijo indo para fora do Brasil. O produto é exportado para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai e Emirados Árabes.

"Nossa previsão é chegar em 2020, exportando 25% de nossa produção", diz Hélida Mendonça, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da Forno de Minas. Segundo ela, mesmo com a diversificação do produto o pão de queijo tradicional continua sendo o carro chefe da marca. Hélida conta que a receita segue a tradição do famoso pão de queijo do Noroeste de Minas, trazida por dona Dalva Mendonça, fundadora da Forno de Minas. Para este ano, a empresa prevê parcerias com Japão, Colômbia, México e Argentina.

HISTÓRIA -
Muitos acreditam que o pão de queijo tenha sido criado em meados do século XVIII. Assados em fogão a lenha, os pães eram feitos com os ingredientes das próprias fazendas mineiras. Essa é a história contada pelo estudioso mineiro, Cláudio Pimentel de Castro, 89 anos. Segundo ele, em Paracatu, cidade mineradora no Noroeste de Minas, a iguaria teria sido inventada entre 1738 e 1740, como forma de vencer o isolamento da cidade que era rota de garimpeiros e aventureiros em busca de ouro.

"Para se ter ideia do isolamento da região, muito tempo depois desse ciclo do ouro, em 1938, a viagem entre Paracatu e Belo Horizonte ainda durava quase três dias." Claúdio Pimentel explica que como o trigo não chegava ao Noroeste do estado pela ausência de estradas e meios de transporte, as mulheres foram misturando o polvilho feito da mandioca, com o leite, ovos e queijo, criando então o que viria a ser o famoso pão de queijo mineiro. "Comercialmente o pão de queijo chegou a Belo Horizonte em 1942. Uma das primeiras casas a vendê-lo comercialmente foi a Camponesa, uma lanchonete da época."

Para se ter uma ideia de como o produto é consumido, de 2014 para 2016, a Pif Paf Alimentos, empresa mineira que produz pão de queijo congelado nas mais variadas formas, registrou um aumento de 20% na produção. A companhia atualmente produz 5,8 mil toneladas do produto por ano, que são consumidos pelo mercado interno e também exportados para Japão e Angola. Segundo o diretor de relações institucionais da Pif Paf Alimentos, Cláudio Faria, a empresa vem fabricando o produto desde 2005. O pão de queijo que tem conquistado o paladar ao redor do mundo tem resistido ao tempo e à crise. "Este ano vamos tem um crescimento entre 4% e 5%", estima o executivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)