(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBGE: alta na margem na produção de veículos segue comportamento errático


postado em 01/07/2016 12:01

Rio de Janeiro, 01 - A alta de 4,8% na produção de veículos automotores na passagem de abril para maio segue um comportamento errático, que não sinaliza recuperação, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais cedo, o órgão divulgou a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), revelando que a produção industrial ficou estável na passagem de abril para maio.

Macedo destacou a volatilidade na produção de veículos neste ano. Na comparação com iguais meses de 2015, há sempre queda, mas na comparação com os meses anteriores, o comportamento não é uniforme, com alta de 1,2% em janeiro, queda de 9,3 em fevereiro, alta de 2,0% em março e queda de 4,1% em abril. No acumulado do ano, 95% de todos os produtos investigados nessa atividade registram queda.

"O resultado positivo na passagem de abril para maio não significa reversão de comportamento de queda", afirmou Macedo.

Segundo o pesquisador do IBGE, a volatilidade está relacionada com características do setor, com cada fabricante adotando, em meses diferentes, paradas e retomadas de produção. "A característica do setor ainda é de estoques altos, redução da jornada de trabalho e férias coletivas", disse Macedo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)