(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comerciantes em shoppings populares protestam no Centro de BH

Categoria reclama do preço dos aluguéis e condomínio, além de pedir mais segurança e apoio do poder público


postado em 30/06/2016 09:02 / atualizado em 30/06/2016 12:49

Ver galeria . 6 Fotos Manifestantes fecharam o comércio no Centro de BHJair Amaral/EM/D.A Press
Manifestantes fecharam o comércio no Centro de BH (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )

Comerciantes de shoppings populares do Centro de Belo Horizonte participam de uma manifestação na manhã desta quinta-feiraem protesto contra preço dos aluguéis e por mais segurança no local. Segundo lideranças do movimento, o objetivo é seguir em passeata até a porta da prefeitura da capital, na Avenida Afonso Pena. São cerca de 980 lojas no Shopping Oi e em torno de 700 no Xavantes. Clima ficou tenso entre lojistas e seguranças dos shoppings.  Houve tumulto entre os manifestantes. (veja vídeo abaixo)


Lojistas entraram dentro do shopping Oi obrigando as poucas lojas abertas a fechar. Manifestantes também entraram no shopping Xavantes e houve tumulto. Shopping Xavantes fechou as portas.Todo o comércio da Oiapoque e de parte da rua Curitiba está fechado na manhã desta quinta-feira.

Passeata


A concentração dos comerciantes começou por volta das 8h na Avenida Oiapoque, mobilizando lojistas do shopping de mesmo nome e do Xavantes. Com faixas e cartazes, eles já fecham o trânsito na via.


De acordo com Gilson Lima de Souza, da associação que representa os camelôs de BH, a categoria protesta contra o preço dos aluguéis dos boxes e do condomínio, além de pedir apoio do poder público. “Um shopping que agrega 10 mil pessoas, entre donos e funcionários, vai ficar abandonado”, diz. “Os shoppings populares de Belo Horizonte já são atração da cidade. Precisamos de ajuda dos órgãos públicos para melhorar os shoppings”.

Eles também querem a revisão da Lei 9.058/2005 que regulamentou a operação urbana e retirou camelôs do centro de BH e transferiu para os shoppings populares.

Segundo ele, a expectativa é de que camelôs dos shoppings Xavantes, Oiapoque, Caetés, Tupinambás e de um estabelecimento próximo participem da passeata até a prefeitura.

A Administração do Shopping Xavantes vem, por meio desta, comunicar que os valores do aluguel de suas lojas são pré-estabelecidos em contratos, assinados pelos lojistas em plena consciência dos encargos.

Nota


A assessoria de imprensa do Shopping Xavante enviou nota à redação no final da manhã desta quinta-feira sobvre os valores dos aluguéis:

"A Administração do Shopping Xavantes vem, por meio desta, comunicar que os valores do aluguel de suas lojas são pré-estabelecidos em contratos, assinados pelos lojistas em plena consciência dos encargos.

Ainda assim, os valores não são reajustados há três anos. A administração pratica descontos regularmente e sempre esteve aberta a negociar valores e dívidas com os lojistas inadimplentes que sejam formalizados. Comunicamos, ainda, que continuamos à disposição dos interessados em um acordo."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)