(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Só 30% das famílias conseguem cumprir meta de orçamento doméstico, diz Fecomércio-MG

Recessão e desemprego levam belo-horizontinos a se planejar menos, se endividar mais e reduzir poupança, aponta pesquisa


postado em 27/06/2016 17:44 / atualizado em 27/06/2016 19:17

Enfrentando o segundo ano seguido de recessão, o belo-horizontino está tendo mais dificuldade para planejar e cumprir metas de gastos para o seu orçamento doméstico e tem também reduzido a poupança.

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio MG), mostra que 73,3% das famílias programam os gastos mensais, enquanto em junho do ano passado esse índice era de 76,7%. Além disso, entre aqueles que elaboram o orçamento doméstico, apenas 30% conseguem efetivamente segui-lo. No levantamento do ano passado, 96,7% dos entrevistados conseguiam pagar as contas em dia. Hoje, são apenas 51,3%. O restante está endividado ou recorre a algum tipo de financiamento para suprir as despesas rotineiras.

A reserva financeira também ficou para segundo plano. Em pesquisas anteriores, o principal destino do dinheiro que sobrava, após o pagamento dos compromissos correntes, era a poupança. Agora, ele vai para o lazer. Em junho deste ano, 27,6% dos entrevistados utilizaram as economias para essa finalidade, contra 26,1% que optaram pelo investimento. Em seguida, estão gastos com turismo (12,35) e compras/consumo (11,1%). Quando não sobra nada, 27,9% dos belo-horizontinos deixam de consumir algo que considera supérfluo.

A pesquisa da Fecomércio MG também revela que o grupo de produtos mais adquirido na capital mineira é o de gêneros alimentícios (67,6%). No entanto, o maior peso no orçamento é o da energia elétrica, indicada por 50,3% das famílias. Depois aparecem a conta de água (37,7%) e a alimentação (25,1%). Em relação aos empréstimos e financiamentos, o primeiro colocado é o cartão de crédito (57,8%) e de loja (11,6%). As dívidas com terceiros e familiares, em terceiro lugar, representam 4,5% do total.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)