(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil e Argentina fecham acordo automotivo com vistas a livre-comércio em 2020

segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o acordo de longo prazo trará benefícios aos parceiros, por conferir maior previsibilidade ao setor


postado em 25/06/2016 12:13 / atualizado em 25/06/2016 13:01

O Comitê Automotivo Brasil/Argentina concluiu as negociações para as condições de comércio do setor entre os dois países pelos próximos quatro anos, com o objetivo de possibilitar um acordo de livre-comércio a partir de 2020. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o acordo de longo prazo trará benefícios aos parceiros, por conferir maior previsibilidade ao setor.

Os dois vizinhos concordaram com uma agenda de trabalho com foco em uma integração produtiva e comercial equilibrada nesse período. Em reunião realizada nos últimos dois dias (23 e 24), ficou estabelecido que a relação entre os valores das importações e das exportações dos produtos administrados não deverão ser superiores a coeficiente de desvio sobre as vendas (flex) de 1,5 até o fim de junho de 2020.

Mas, se alcançadas as condições para o aprofundamento da integração produtiva com o desenvolvimento equilibrado das estruturas dos dois países, o "flex" do comércio bilateral no setor automotivo poderá passar para 1,7, desde que haja acordo prévio entre as partes.

"Depois de muita negociação, chegamos a um acordo por mais quatro anos que traz muita previsibilidade para o setor e que estabelece bases para o livre-comércio automotivo a partir de 2020, uma grande vitória para a indústria nacional", avaliou, por meio de nota, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)