(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parente assume lugar de Bendine na presidência da Petrobras


postado em 31/05/2016 06:00 / atualizado em 31/05/2016 07:37

Pedro Parente vai presidir a Petrobras(foto: Agência Brasil )
Pedro Parente vai presidir a Petrobras (foto: Agência Brasil )
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou no início da noite dessa segunda-feira (30) o nome de Pedro Parente para a presidência da companhia em substituição a Aldemir Bendine, que renunciou ao cargo e ao assento como conselheiro na tarde dessa segunda-feira (30). O executivo que também integrava o Conselho de Administração da petroleira, foi indicado ao posto, no passado, pelo governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Com sua saída assume o cargo, Pedro Parente, nome que aguardava pela aprovação do conselho da empresa no momento em que Bendine renunciou.

Bendine enviou carta ao Conselho de Administração da Petrobras e também aos colegas. Na carta dirigida aos colegas, ele destaca o ambiente de pessimismo que marcava a estatal. “Cheguei aqui no momento de maior pessimismo com os rumos da companhia. Sem um balanço financeiro avalizado, corríamos o risco concreto da execução precoce das nossas dívidas.”

Bendine também destacou que em sua gestão o modelo de decisões foi revisto priorizando critério técnicos. “Todo o modelo decisório foi revisto, assegurando que as decisões estratégicas e a contratação de fornecedores sejam sempre colegiadas. Uma empresa em que os critérios técnicos guiem as decisões e em que seus executivos não ajam como senhores, mas como servidores dos interesses da empresa.

A assessoria de imprensa da Presidência da República anunciou no último dia 19, a nomeação de Pedro Parente. Pedro Parente foi chefe da Casa Civil no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e ocupa atualmente a presidência do Conselho de Administração da BM&F Bovespa, mandato para o qual foi eleito em março do ano passado.

Royalties


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) revogou na quinta-feira a decisão do início do ano que suspendeu a revisão de critérios para cobrança de royalties no petróleo. A medida foi adotada após a Procuradoria-Geral do Estado ter conseguido liminar parcial no Supremo Tribunal Federal. Na prática, a ANP retoma a análise para elevação do preço mínimo do petróleo para fins de apuração das participações governamentais.

Segundo a agência, a decisão da semana passada determina a realização de consulta e audiências públicas antes da mudança do cálculo. O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Marco Capute, ressaltou a importância da decisão. “Há muito tempo temos sido subtraídos nesses recursos” disse Capute em nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)