São Paulo – Pelo menos metade dos consumidores brasileiros não pretende comprar presente neste Dia das Mães, indica pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Só 49% dos entrevistados afirmaram ter essa intenção, enquanto 1% não soube ou não quis responder. A data é considerada a segunda melhor do ano pelo varejo, atrás apenas do Natal.
Os itens pessoais e de menor valor, como calçados, bolsas, roupas e acessórios, têm 40% da preferência desses consumidores. Já as joias, perfumes, cosméticos e bijuterias são as opções de 22%, enquanto as flores agradam um universo de apenas 8%. “A pesquisa reforça o apelo que essa data comercial tem junto aos consumidores, que vão priorizar compras à vista, ou seja, itens de menor valor. A decisão sobre como comprar ocorre em virtude das incertezas que pairam nesse momento sobre a economia e a política do Brasil", afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), em nota divulgada à imprensa.
A grande diferença em relação à pesquisa do ano passado é o aumento da intenção de adquirir bens duráveis. Os produtos da linha branca, como geladeira, máquina de lavar, micro-ondas e fogão, foram lembrados por 8% dos consumidores, ante apenas 4% em 2015. Já o item chamado “Outros eletrodomésticos”, que não teve citações no ano passado, agora foi apontado por 4% dos entrevistados. “Sabemos que, em decorrência da insegurança e do difícil acesso ao crédito, os bens duráveis não estão nos planos imediatos dos consumidores”, acrescenta a nota assinada por Burti.