(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hoje é o último dia para mais de 6 milhões de contribuintes declarar o IR

Prazo para enviar declaração acaba às 23h59 de hoje, mas até ontem 22% ainda não haviam prestado contas ao fisco


postado em 29/04/2016 06:00 / atualizado em 29/04/2016 07:32

Brasília – Cerca de 6 milhões de contribuintes deixaram para entregar a declaração do Imposto de Renda 2016 nos últimos instantes. Os computadores do Serpro estão programados para receber os dados relativos a 2015 até as 23h59m59s de hoje. O sistema vai travar depois desse horário, alerta a Receita Federal. A recepção será interrompida, e a reabertura se dará somente às 8h na segunda-feira, dia 2 de maio. Ano passado, o fisco recebeu 27,8 milhões de formulários. Numa estimativa subestimada, Adir aguarda cerca de 28,5 milhões, mas até ontem tinha recebido 22,66 milhões de documentos. Ou seja, do total esperado pela Receita, 22% não fizeram suas declarações até as 11h de ontem.

O supervisor nacional do programa do IR, Joaquim Adir, diz que o sistema eletrônico está preparado para atender à forte demanda dos milhares de contribuintes que sempre enviam nos últimos momentos. Mas é sempre bom ficar alerta porque, além de uma possível lentidão, podem ocorrer outros problemas técnicos. “A entrega fora do prazo leva a multa, automaticamente”, alerta Adir. Perder o prazo implica em multa mínima de R$ 165,74, e máxima de 20% do imposto devido.

Especialistas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recomendam que o melhor é que o contribuinte, caso perceba que não conseguirá fazer de forma adequada, entregue com o maior número de informações possível, e depois retifique. Assim, baixe o programa do IR e coloque algumas informações. Baixe também o “Receitanet” e envie o formulário assim mesmo, para não ser penalizado. Importante é definir se o mais favorável será o modelo completo ou o simplificado, porque não dará pra mudar, depois.

Assim, o melhor é tirar um tempo para isso e enviar, o quanto antes, se você está entre os retardatários que ainda não enviaram o documento. Depois, com calma, retorne ao programa e complete o que falta, remetendo uma retificadora, que pode ser enviada pelos próximos cinco anos. Mas é melhor não demorar, porque pode ter valores a corrigir, alerta Luiz Fernando Nóbrega, do CFC.

Atenção ligada

Apressar não tira a necessidade de atenção e cuidado ao preencher o documento. Se esquecer de citar rendas extras, como aluguel ou alguma indenização, o contribuinte está sujeito a cair na malha fina. O que pode ocorrer até por digitação incorreta, como usar o ponto, para separar centavos. A declaração só aceita vírgula. É bom lembrar que quem tem direito a restituição, também vai para o fim da fila para receber. O pagamento da restituição do IR está previsto para começar em junho, seguindo, mensalmente, até dezembro, segundo a Receita.

Quem entregou no início do prazo, já pode consultar o extrato da declaração de IR, que avisa se o contribuinte caiu ou não na malha fina, por alguma irregularidade. Adir informou que a partir de 10 de maio, provavelmente todos os contribuintes poderão consultar os extratos. E no caso de ter poucas informações a repassar ao fisco, sem muitas deduções, há a opção de fazer pelo modelo simplificado, enviar via tablets ou smartphones. Mas o aplicativo “fazer declaração” desses equipamentos eletrônicos não aceitará, porém, uma retificadora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)