(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ata: projeção para IPCA 2016 sobe no cenário de referência e segue acima da meta


postado em 10/03/2016 09:37

Brasília, 10 - A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta quinta-feira, 10, informou que a projeção de inflação da instituição no cenário de referência aumentou ante a ata passada e se situa acima do centro da meta para 2016.

O BC não divulga qual a taxa prevista na ata, mas no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro a autoridade monetária revelou que a estimativa estava em 6,2% para o fim deste ano pelo cenário de referência.

No RTI, a probabilidade estimada pela instituição de a inflação ultrapassar o limite superior da meta em 2016 subiu de 20% para 41% para esse cenário. Uma nova edição desse documento está prevista para o fim deste mês.

No caso em que o BC usa variáveis de mercado para desenhar seu cenário, a estimativa da autoridade monetária também aumentou, continuando acima do centro da meta. No RTI, por esses mesmos parâmetros, a previsão do BC estava em 6,3% para este ano. No mesmo documento, a chance de estouro da meta neste caso foi calculada em 43% pela autoridade monetária ante 22% da edição anterior.

O documento traz o detalhamento sobre a decisão da semana passada de manter, pela quinta vez consecutiva, a taxa básica de juros em 14,25% ao ano.

A decisão, pela terceira vez seguida, não foi unânime (6x2), com membros do colegiado votando pela alta imediata da Selic em 0,50 ponto porcentual. A meta é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e está em 4,5% para 2016 e 2017. Em 2017, a margem de tolerância será reduzida dos atuais 2 pontos porcentuais (pp) para cima ou para baixo para 1,5 pp.

No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, a mediana das estimativas dos analistas para o IPCA de 2016 subiram para 7,59%. No caso do Top 5, a mediana das expectativas para a inflação do ano se situou em 7,95%.

A ata desta quinta ressalta que o cenário de referência leva em conta um taxa de câmbio em R$ 3,95 e Selic em 14,25% ao ano. No documento anterior, o BC trabalhava com a cotação do dólar em R$ 4,00. Já o cenário de mercado considera estimativas para câmbio e juros de analistas de mercado às vésperas do encontro da diretoria para definir o rumo da Selic.

Projeção para 2017

Na previsão para a inflação em 2017, o Banco Central retirou o termo "ligeiramente" que estava na ata anterior, ao se referir ao IPCA acima da meta no ano que vem.

O Copom informou que sua expectativa para a inflação de 2017 subiu no cenário de referência e segue acima da meta de 4,5%. No caso do cenário de mercado, a projeção da autoridade monetária para o ano aumentou e também fica acima do centro da meta, sem usar o termo "ligeiramente".

No RTI de dezembro, o BC informou que sua previsão para o IPCA de 2017 estava em 4,8% no cenário de referência e em 4,9% no de mercado. Nesse mesmo documento, a autoridade monetária admitiu que a chance de estouro da meta era de 20% no primeiro caso e de 21%, no segundo. Nova edição do RTI está prevista para o fim deste mês.

O BC mantém o discurso de que a inflação convergirá para o centro da meta no ano que vem e que, em 2016, deverá se situar entre o centro (4,5%) e o teto (6,5%) estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O teto em 2017 é menor, de 6,00%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)