(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Expectativa de inflação nos EUA se enfraquece, diz Fed


postado em 08/02/2016 16:49

Nova York, 08/02/2016, 08 - A perspectiva de inflação nos Estados Unidos continua a enfraquecer, de acordo com novos dados do banco central americano divulgados nesta segunda-feira. Este é um fator que deve ser levado em consideração por membros do Federal Reserve, no que se refere à possibilidade de aumentar as taxas de juros de curto prazo no próximo mês.

A expectativa para o nível de inflação das famílias dentro de três anos caiu para uma leitura de 2,5% em janeiro, frente a 2,8% no mês anterior, informou o Federal Reserve de Nova York nesta segunda-feira. Já a inflação esperada daqui a um ano caiu de 2,5% para 2,4%, segundo o relatório.

A inflação ficou abaixo da meta do Fed de 2% durante mais de três anos e membros da autoridade monetária projetam que vai subir para esse patamar até 2018. A medida de inflação preferida do banco central, o índice de gastos com consumo pessoal, subiu 0,6% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2014.

O Fed informou em dezembro que iria acompanhar "indicadores de pressão inflacionária e de expectativas de inflação", entre outros fatores, para decidir se vai elevar a taxa de juros.

Autoridades, como o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, têm dito nos últimos meses que não querem ver as expectativas de inflação se reduzirem ainda mais. No entanto, é o que tem ocorrido.

A pesquisa de janeiro também mostrou que famílias esperavam que os preços da gasolina subiriam 2,8% no ano à frente. Em dezembro, a expectativa era de aumento de 4,2%. As famílias parecem ver os preços baixos da gasolina como uma situação mais permanente, apontou o relatório. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)