(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China quer reduzir capacidade de produção de aço em até 150 milhões de toneladas


postado em 05/02/2016 07:25

Pequim, 05 - O Conselho Estatal da China, ou gabinete, anunciou que planeja cortar a capacidade de produção de aço bruto do país entre 100 milhões e 150 milhões de toneladas nos próximos cinco anos. Com a medida, Pequim tenta ajudar sua indústria de aço e ferro, que enfrenta o problema de excesso de capacidade.

Segundo diretrizes divulgadas no site federal, governos locais devem interromper a produção de siderúrgicas defasadas e ajudá-las a aperfeiçoar sua tecnologia.

O gabinete também determinou que o fim das chamadas empresas "zumbi" seja acelerado, por meio de fusões e aquisições, reestruturações de dívida e liquidações.

O governo central prometeu ampliar o apoio fiscal e financeiro a siderúrgicas que tenham de cortar funcionários.

As diretrizes também encorajam a aposentadoria antecipada. Trabalhadores com planos de se aposentar nos próximos cinco anos poderão fazê-lo antecipadamente. Neste caso, as empresas continuarão pagando salários e contribuindo com pensões e planos de saúde. No entanto, os que se afastarem antecipadamente não poderão receber pensões até atingirem a idade estipulada para a aposentadoria.

No início da semana, o vice-secretário-geral da Associação de Ferro e Aço da China, Chi Jingdong, estimou que a indústria siderúrgica deverá cortar cerca de 500 mil trabalhadores, segundo o semanário chinês The Economic Observer.

No ano passado, o lucro líquido das siderúrgicas chinesas sofreu queda de 68% ante 2014, segundo dados oficiais. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)