(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve em aeroportos provoca atrasos nos voos de Confins

Funcionários do Aeroporto Internacional Tancredo Neves não aderiram à greve em função de liminar da Justiça proibindo a adesão de mais de 20% dos trabalhadores. No entanto, paralisações em 12 aeroportos do país repercutiram em Confins


postado em 03/02/2016 07:50 / atualizado em 03/02/2016 12:36

Movimento de passageiros na manhã desta quarta-feira no Aeroporto de Confins(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Movimento de passageiros na manhã desta quarta-feira no Aeroporto de Confins (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

A greve na manhã desta quarta-feira dos aeronautas e aeroviários em 12 aeroportos do país também afeta os voos no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A concessionária BH Airport, reponsável pelo terminal, informou 46 voos atrasados (sendo 30 partidas e 16 chegadas), entre 0h e 11h30

Paralisação nacional

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou na última sexta-feira (29) que pilotos e comissários de voo entrariam em greve hoje, entre 6h e 8h da manhã, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Os trabalhadores do setor reivindicam reajuste salarial de 11% retroativo à data-base de primeiro de dezembro de 2015.

A última proposta das empresas aéreas oferecia reajustes parcelados (3% em fevereiro de 2016, 2% em junho e 6% em novembro), sem serem retroativos. Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), afirma que, desde o início das negociações com as representações sindicais, seis propostas foram apresentadas, mas todas foram recusadas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Minas Gerais, Valter Aguiar, a paralisação não foi feita em Confins porque há uma liminar da Justiça dada às empresas aéreas que impede o movimento.

"No início do ano fizemos uma paralisação e as empresas conseguiram uma liminar na Justiça que dá o direito de apenas 20% do efeitivo cruzar os braços. Desta forma não queríamos expor os trabalhadores", justificou Aguiar. O sindicalista acrescentou que, caso a entidade consiga reverter a decisão judicial, há indicativo para uma paralisação em Confins às vesperas do carnaval.

Para passageiros com voos atrasados ou cancelados, as empresas aéreas estão remarcando os embarques.

(Com informações da Agência Estado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)