(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Sul ratifica acordo de livre comércio com a China


postado em 30/11/2015 10:07

Seul, 30 - O Parlamento da Coreia do Sul ratificou o acordo de livre comércio com a China nesta segunda-feira, seis meses depois de o documento ter sido assinado pelos governos dos dois países. A Assembleia Nacional aprovou o projeto de livre comércio em uma votação com 196 votos a favor, 33 contra e 36 abstenções.

A ratificação foi dada horas depois de os líderes dos principais partidos sul-coreanos, tanto do governo quanto da oposição, concordarem com um pacote de 1,6 trilhão de wons (US$ 1,4 bilhão) em ajuda para a agroindústria local e outros setores vulneráveis. O pacote pretende aumentar os subsídios do governo e oferecer empréstimos mais baratos e isenção fiscal para agricultores e pescadores nos próximos dez anos.

Os partidos políticos rivais da Coreia do Sul vinham enfrentando divergências com relação ao pacote de ajuda. A presidente Park Geun-hye e seu governo pediram repetidamente que os parlamentares endossassem o acordo e deixassem que os benefícios fossem colocados em prática ainda neste ano.

Pelo acordo, Coreia do Sul e China concordaram em remover gradualmente cerca de 90% das tarifas de importação sobre bens durante as próximas duas décadas. A China - que é o maior parceiro comercial da Coreia do Sul - absorve um quarto dos produtos exportados pelo país. O governo chinês ainda precisa ratificar o acordo. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)