(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crise cortará vagas temporárias de fim de ano em BH

Expectativa é de que 1.549 vagas sejam criadas, queda de 7,74% em relação a 2014


postado em 07/10/2015 06:00 / atualizado em 07/10/2015 07:48

Apenas 11,6% dos empresários do comércio pretendem contratar (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press )
Apenas 11,6% dos empresários do comércio pretendem contratar (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press )
A crise econômica deve refletir na geração dos trabalhos temporários neste fim de ano em Belo Horizonte. Lojistas do comércio e comerciantes dos shoppings estimam que as contratações temporárias devem cair 7,74% em relação a 2014. Isso significa que 1.549 serão empregados na capital para reforçar os quadros de funcionários, ante 1.680 no ano passado. Os dados são da pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada no período de 16 a 30 de setembro com 97 empresários da capital mineira.

Segundo o vice-presidente da CDL/BH Marco Antonio Gaspar, os lojistas vêm sofrendo com a crise econômica e, consequentemente, com a queda das vendas ao longo do ano - até julho, o comércio de BH acumula recuo de 3%. “A redução no ritmo de contratações vem ocorrendo desde o ano passado, quando houve declínio de 6% em relação a 2013”, disse.

No entanto, na avaliação do executivo, a diferença no número de contratações em 2015 não é tão significativa diante de um cenário de inflação e juros em alta, renda em declinio e aumento do desemprego. “Há setores que contratam menos, caso de farmácias e lojas de materiais de construção, mas o segmento de vestiário e brinquedos não vão deixar de preencher os quadros”, ressalta.

Contando com a previsão de que as vendas no fim deste ano devem se situar em um volume bem inferior ao registrado no ano passado, apenas 11,6% dos empresários do comércio consultados pela entidade pretendem contratar trabalhadores temporários para o período.

Dos lojistas que afirmaram que vão contratar, a maioria (77,8%) deve admitir de um a cinco funcionários temporários. A pretensão de 22,2% dos entrevistados é abrir de seis a dez vagas. O cargo de vendedor será o mais ofertado neste fim do ano, segundo 80% dos empresários. A seguir aparecem as vagas de caixa (10%) e fiscal de loja (10%). A maior parte das contratações será efetuada neste mês, segundo 36,4% dos entrevistados. Vão contratar em novembro e dezembro, 27,3% dos empresários, respectivamente.

Vagas A CDL-BH informa que os trabalhadores que desejam se candidatar as vagas temporárias devem ficar atentos à internet, pois é neste meio que 66,7% dos empresários vão divulgar suas vagas. A maioria das ofertas (50,0%) será publicada nas redes sociais e 16,7% em sites especializados. Já 16,7% dos empresários apostam nos jornais para o preenchimento dessas vagas e 16,6% em agências de emprego.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)