(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comerciantes saem da zona de conforto e alavancam negócios com parcerias

Empresários participam de várias ações de qualificação e ganham força, também, em negociações com setor público


postado em 04/10/2015 06:00 / atualizado em 04/10/2015 08:04

O lema dos comerciantes que aderiram ao projeto de união para obter melhorias nas vendas e nas avenidas Silva Lobo e Barão Homem de Melo passou a ser sair da zona de conforto e juntar forças para alavancar os negócios. Melhor para os comerciantes é ver os bons resultados, destaca a analista do Sebrae Fátima Trópia. “Hoje, são 64 empresários da associação, mas, a cada reunião da entidade, um membro tem que levar um novo comerciante”, comenta.

O primeiro encontro para apresentação do projeto foi realizado em 2013, quando 20 comerciantes discutiram formas de melhorar vitrines, avaliaram atendimento e até surgiu a ideia de fazer da Silva Lobo um shopping a céu aberto. “Depois dessa conversa, os empresários começaram a agir e criaram grupos de trabalho. Levamos alguns deles em São Paulo, para conhecerem o comércio de rua. Eles, então, entenderam que precisavam de governança”, conta Fátima.

Além de participarem de várias ações de qualificação promovidas pelo Sebrae, entre capacitações gerenciais e tecnológicas, como cursos de vitrinismo, programas para redução de custos e desperdícios, palestras sobre tendências do varejo, entre outras, os comerciantes fortaleceram sua atuação na comunidade. Eles criaram uma política de responsabilidade social e já fizeram ações conjuntas, como uma campanha do agasalho e a arrecadação de brinquedos para instituições da região.

Outro fator positivo, na avaliação de Letícia Novais, foi o fato de os comerciantes terem ganhado força para negociar com autoridades do setor público municipal. “Com a associação, as portas se abriram para nós com mais facilidade”, diz. A entidade procurou a Polícia Militar e criou um grupo de whatsapp do qual participam representantes da corporação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)