(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petrobras demite 1 mil terceirizados e sindicatos convocam greve geral a partir de domingo

Estatal começou a dispensar funcionários de áreas administrativas. Comunicado sobre a paralisação foi protocolado nesta quinta-feira, na estatal e também na Transpetro


postado em 03/09/2015 19:07 / atualizado em 03/09/2015 22:20

(foto: VANDERLEI ALMEIDA)
(foto: VANDERLEI ALMEIDA)

A Petrobras demitiu pelo menos 1 mil funcionários terceirizados em Macaé, no Norte Fluminense. Por causa do corte, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) agendou para o próximo domingo a greve geral dos trabalhadores da Petrobras e subsidiárias. O comunicado sobre a paralisação foi protocolado nesta quinta-feira, na estatal e também na Transpetro, segundo nota da entidade sindical. Agora, empresa e sindicalistas negociam a operação de contingência nas unidades de produção, com efetivo mínimo de operação e cota de produção, de acordo com a atual legislação.

Os sindicalistas estão há dois meses em estado de greve e realizaram uma paralisação de advertência em julho. Hoje, a primeira reunião entre a direção da estatal e sindicalistas terminou sem consenso e os trabalhadores se retiraram das negociações. As lideranças da Federação apresentaram à diretoria da empresa a pauta de reivindicações da categoria, que inclui a suspensão do programa de desinvestimentos e a conclusão das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e da Refinaria Abreu e Lima (Rnest).

"A Federação e seus sindicatos se retiraram da reunião, reafirmando que os petroleiros farão o que for preciso para impedir o desmantelamento do Sistema Petrobras e qualquer tentativa de diferenciação entre os seus trabalhadores", diz o comunicado. "É inadmissível o fatiamento da empresa, seja através da venda de ativos ou da imposição de mesas de negociação desintegradas", completa o documento.

A estatal apresentou na reunião proposta para encerrar negociações coletivas abrangendo todas as subsidiárias da estatal. A proposta é que sejam feitos acordos segmentados por empresas ligadas à Petrobras, o que a FUP considera como uma "afronta à organização sindical". Uma nova reunião estava marcada para amanhã com a FUP, entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com o abandono das negociações, o encontro não está confirmado.

Na próxima terça, a estatal se reúne com a Federação Nacional de Petroleiros (FNP), ligada à Força Sindical. A mobilização para a greve deve ser discutida no encontro. "Já estamos em estado de greve e discutimos com a categoria a paralisação de domingo. Vamos cobrar da empresa uma posição", afirmou o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), Emanuel Cancella.

(Com Agência Estado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)