(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BC de Portugal suspende diálogo com chinesa Anbang sobre venda do Novo Banco


postado em 01/09/2015 10:07

Lisboa, 01 - O Banco Central de Portugal anunciou hoje que suspendeu negociações com a seguradora chinesa Anbang para a venda do Novo Banco, instituição criada a partir do falido Banco Espírito Santo (BES) no ano passado, e que vai iniciar discussões com outro possível comprador.

O BC português não explicou o motivo do fracasso das conversas com a Anbang. A venda, porém, é considerada complexa porque não apenas envolve riscos de litígio, como também o Novo Banco poderá precisar levantar capital no curto prazo e o valor pedido pela instituição - 4,9 bilhões de euros (US$ 5,5 bilhões) - é considerado muito alto pelos interessados.

As negociações entre o BC de Portugal e a Anbang vinham ocorrendo em regime de exclusividade desde o mês passado, enquanto outros dois pretendentes - a chinesa Fosun International e o fundo de private equity norte-americano Apollo Global Management - ficaram à espera de uma possível oportunidade para iniciar discussões.

O BC não disse com qual das duas empresas está conversando agora, mas uma fonte com conhecimento do assunto diz que a oferta da Apollo agradou mais que a da Fosun.

O BES faliu em agosto de 2014, após apresentar prejuízo recorde no primeiro semestre daquele ano em função de sua exposição ao problemático conglomerado Espírito Santo. Posteriormente, o BC português desmembrou a instituição em um "banco bom" - o Novo Banco - e um "ruim", que manteve ativos tóxicos. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)