(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EPE demonstra otimismo com geração em baixas e médias unidades de consumo


postado em 28/08/2015 20:01 / atualizado em 28/08/2015 20:19

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, demonstrou otimismo nesta sexta-feira, em relação ao avanço da geração distribuída (GD) no Brasil. Após comemorar o resultado do 7º Leilão de Energia de Reserva (LER), onde foi contratada energia a ser gerada em grandes projetos solares, Tolmasquim destacou que a geração de energia em baixas e médias unidades de consumo também deu passos importantes nos últimos meses.

"Com a redução do ICMS e o aumento de tarifa de energia, passa a ser atrativo instalar painéis fotovoltaicos nos telhados em maior parte do país", destacou Tolmasquim, em referência a um esperado processo de autoprodução em pequenas unidades de consumo, caso das residências.


No caso de unidade de média tensão, como supermercados, shoppings, universidades, a novidade esperada virá da criação de um valor de referência para a geração distribuída (VR-GD), o qual deve estimular a geração por empresas que não atuam no segmento elétrico. Por fim, para os projetos de alta tensão, a expectativa está em torno da realização de leilões, assim como o promovido nesta sexta-feira.

O leilão de hoje chamou atenção pela presença de grandes players globais, que possuem capacidade de financiamento e expertise para instalar parques solares em diferentes países, mas continuam a apostar no Brasil. É o caso de empresas como a SunEdison, a Solatio e a Canadian Solar.

O diretor de Programa da Assessoria Econômica do Ministério de Minas e Energia (MME), Igor Walter, destacou que a questão da atratividade dos investimentos no Brasil está em discussão também no Congresso Nacional, a partir de projetos que visam desonerar, por exemplo, o PIS e a Cofins da micro e da minigeração. A geração distribuída se caracteriza por viabilizar a geração de energia nos centros de consumo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)