(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONS prevê redução de reservatórios do SE e CO para 28,9% em setembro


postado em 28/08/2015 13:25 / atualizado em 28/08/2015 14:48

A primeira previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico para a situação de chuvas e dos reservatórios de água durante o mês de setembro não é nada positiva. A afluência da região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água do país, será equivalente a 81% da média histórica para meses de setembro. Com isso, o nível de água armazenada nos reservatórios deve cair a 28,9%. Nesta quinta-feira, os reservatórios da região registravam o equivalente a 34,62% da capacidade de reservação.


O Informe do Programa Mensal de Operação (IPMO) publicado pelo ONS sempre às sextas-feiras aponta que a situação é ainda mais preocupante na Região Nordeste. A Energia Natural Afluente (ENA) prevista para a região durante o próximo mês é equivalente a 56% da média de longo termo (MLT) para meses de setembro. Confirmada a projeção, o nível dos reservatórios deve cair do patamar de 19,09% de ontem para 14% no dia 31 de setembro.

As previsões para as regiões Sul e Norte também não são favoráveis, mas como o nível dos reservatórios está mais elevado a situação é considerada menos preocupante neste momento. A ENA da região Sul deve ser equivalente a 80% da média histórica. O nível dos reservatórios, por sua vez, deve cair dos 78,80% registrados ontem para 71,9% no final de setembro.

No Norte, a afluência prevista para o próximo mês é de 78% da MLT, e com isso os reservatórios terminarão o mês de setembro com o equivalente a 52,3% da capacidade de armazenamento. Ontem, esse número estava em 64,97%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)