(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro diz que Brasil tem dado passos para acordo com Aliança do Pacífico

País avança nos acordos comerciais que pretende firmar com México, Peru e Colômbia. A intenção é estabelecer espécie de regime de livre comércio


postado em 04/08/2015 19:07 / atualizado em 04/08/2015 20:10

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse que o Brasil está avançando nos acordos comerciais que pretende firmar com países como México, Peru e Colômbia. A questão foi discutida com os outros ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex). "Brasil vem dando passos importantes para fazer com os países da Aliança do Pacífico um marco muito grande no sentido de ter quase um regime de livre comércio", afirmou.

A perspectiva é que, no último trimestre, o Mercosul e a União Europeia troquem as propostas para um acordo entre os blocos.

Em relação às disputas abertas na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela União Europeia e Japão contra os incentivos brasileiros à indústria, o ministro afirmou que essa é uma "questão paralela" e que não foi tema da reunião da Camex.

Proex


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que participou da reunião, disse que, mesmo com um novo corte de despesas, o governo está conseguindo garantir o orçamento do Programa de Financiamento à Exportação (Proex).

"Temos uma posição cooperativa e solidária da Fazenda para avançar na perspectiva dos financiamentos do Proex, um processo que tem cada vez mais fluidez e todos reconhecem que é muito importante", completou Monteiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)