(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Varejo registra queda de 5,3% nas vendas em julho


postado em 04/08/2015 09:19 / atualizado em 04/08/2015 09:23

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que as vendas no varejo tiveram queda de 5,3% em julho na capital paulista, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação a junho houve alta de 4,6%, em função do efeito-calendário, pois julho teve dois dias úteis a mais. No acumulado do ano, o varejo paulistano registra retração de 4,1% ante igual intervalo de 2014.


Na divisão por tipo, as vendas a prazo recuaram 5,5% em julho, na comparação interanual, enquanto as vendas à vista caíram 5,1%. De acordo com Alencar Burti, presidente da ACSP, o desempenho das vendas - sobretudo a prazo - pode ser explicado pela alta dos juros e pela maior restrição ao crédito. "A roda da economia está girando para trás. Para combater a inflação, o Banco Central continuou a subir a taxa de juros. Com isso, o crédito e a produção ficam mais caros, as vendas são afetadas e o desemprego é alimentado, derrubando a confiança do consumidor", afirma.

Na mesma pesquisa, o registro de inadimplentes mostrou queda de 4,9% em julho ante o mesmo mês de 2014. No acumulado do ano, o encolhimento é de 7,8%. Esse indicador mede apenas as dívidas de boletos no crediário, sem contabilizar débitos bancários e dívidas com tarifas públicas (luz, água, etc). Já o indicador de recuperação de crédito, que mensura o cancelamento de dívidas - ou seja, quem sai da inadimplência - caiu 8,8%. "A inadimplência está caindo porque as pessoas não estão comprando. Ao mesmo tempo, quem já estava endividado não consegue sair da inadimplência, porque não tem mais sobras no orçamento para quitar ou renegociar esses débitos", alega Burti.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)