(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários da Delphi, fazem greve contra transferência

A intenção dos trabalhadores da unidade, localizada em Cotia, é pressionar a empresa a rever a decisão de transferir a planta para Piracicaba


postado em 03/08/2015 17:19 / atualizado em 03/08/2015 18:00

Os trabalhadores da unidade da Delphi Automotive em Cotia começaram na manhã de hoje uma greve para pressionar a empresa a rever a decisão de transferir a planta para Piracicaba, ambas em São Paulo. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, a notícia sobre a mudança foi dada aos trabalhadores na semana passada, sem que houvesse qualquer negociação com os empregados. Ao todo, são 700 trabalhadores cujos empregos estariam ameaçados.

"Não estamos dizendo que a gente não negocia. A gente quer a negociação. E é nessa linha que a gente quer buscar o caminho da permanência da planta em Cotia", avalia o presidente do sindicato, Jorge Nazareno.

Se a mudança for confirmada, a estimativa do sindicato é que mais de R$ 40 milhões deixem de ir para a economia de Cotia e região em forma de salários e impostos. Os trabalhadores alegam que, mesmo com todas as dificuldades da economia global, a Delphi fatura mais de R$ 70 milhões ao ano, resultado que tenderia a se ampliar em 2015, já que a empresa tem se beneficiado da valorização do dólar.

A Delphi afirma que, com o objetivo de manter a competitividade do negócio e melhor atender aos seus clientes, a divisão Powertrain será consolidada em Piracicaba. A companhia explica que a transferência das linhas atualmente em Cotia será realizada de forma gradual, com conclusão prevista para 2016. A empresa também alega que aos funcionários de Cotia será oferecida a possibilidade de transferência. "Os funcionários iniciaram uma greve nesta manhã. Nós respeitamos esse direito dos trabalhadores e reconhecemos as suas preocupações. A gestão continua em diálogo com os representantes dos trabalhadores", disse a Delphi, em nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)