(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ruralistas comemoram lei que dispensa máquinas agrícolas de emplacamento

Nova legislação permite jornada de até 12 horas diárias para motorista de equipamentos agrícolas


postado em 31/07/2015 17:31 / atualizado em 31/07/2015 17:42

Brasília - A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) comemorou a publicação da lei 13.154, que dispensa tratores e outras máquinas agrícolas de emplacamento. O texto também equipara a jornada de trabalho dos tratoristas aos demais motoristas profissionais e vai permitir até quatro horas extras para esses trabalhadores. O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse que a mudança trabalhista foi um avanço. "Estamos dando a oportunidade para que o tratorista tenha o mesmo tratamento profissional. Foi um avanço da nossa Comissão Mista; essa medida não veio da Casa Civil", disse.

A bancada ruralista incluiu na Medida Provisória 673, hoje convertida na lei 13.154, o parágrafo 17 para alterar o artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que fixa a jornada diária do motorista de equipamentos agrícolas em oito horas, mais duas horas extras. A mudança ainda permite, desde que haja acordo coletivo, a prorrogação da jornada em até quatro horas extras. "Isso vai possibilitar maior eficiência e evitar perdas aos produtores, principalmente nos períodos de plantio, colheita e chuva", defendeu o deputado Marcos Montes (PSD/MG), presidente da FPA.

O deputado Adilton Sachetti (PSB/MT) argumentou que a CLT foi feita em uma época em que a agricultura era manual e, com a mecanização, as coisas mudaram, o que exigia uma atualização. "A legislação precisa ser atualizada para que atenda os direitos dos trabalhadores. E a MP 673 traz esse novo alento para o campo", disse.

Para o deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS), acabar com a obrigação de emplacar máquinas agrícolas foi uma vitória importante. Essa alteração foi negociada pela bancada ruralista com o Palácio do Planalto. A disputa teve início em maio do ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei 3312/2012, do deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), que desobrigava tratores e demais máquinas agrícolas do registro e do licenciamento veicular anual.

Os ruralistas não gostaram. Para minimizar o conflito, o Planalto, na época, enviou ao Congresso a Medida Provisória 646/2014, que exigia o primeiro registro e o licenciamento, mas dispensava a obrigatoriedade da renovação anual. A MP perdeu a validade sem ter sido votada. Heinze tentou, então, incluir uma emenda na MP 665/14, mas essa também acabou vetada pela presidente. No entanto, esse veto foi acompanhado da promessa de que um novo texto seria desenhado, o que se concretizou somente agora, com a publicação da lei nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial. "Foi encerrada uma novela", disse Heinze.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)