(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desde início de ciclo de alta da Selic, juro para consumidor subiu 12,9 p.p

Bancos elevam juros em ritmo superior ao da taxa básica de juros adotada pelo Banco Central


postado em 30/07/2015 16:07 / atualizado em 30/07/2015 16:13

Desde que iniciou o atual ciclo de aperto monetário, em abril de 2013, a taxa básica de juros subiu 7 pontos porcentuais. No mesmo período, o custo para quem toma empréstimo aumentou 12,9 pontos porcentuais, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Em março de 2013, a Selic estava em 7,25% ao ano e nesta quarta-feira chegou a 14,25% ao ano, o maior nível desde agosto de 2006. Já o juro médio bancário passou nesses pouco mais de dois anos de 30,60% para 43,47% ao ano.

Além da diferença de magnitude, haverá também diferença temporal dos aumentos. Para a maior parte do mercado financeiro, o Banco Central encerrou ontem o ciclo de alta dos juros. Mesmo que isso seja confirmado na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de setembro, os reflexos na economia continuarão.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, explicou que há realmente uma defasagem entre um e outro ciclo, mas ressaltou que outros fatores também podem influenciar a perpetuação desses impactos por mais ou menos tempo, como a oferta e a demanda por financiamentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)