(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indicador de atividade da indústria cai em junho ante maio, segundo Fiesp

Em baixa no 1º semestre, confiança do setor indica perspectiva negativa para 2º semestre


postado em 30/07/2015 15:37 / atualizado em 30/07/2015 15:49

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista caiu 1,3% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste, a redução foi de 2,9%, informou nesta quinta-feira a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na comparação de junho com o mesmo mês de 2014, na série sem ajuste sazonal, o indicador também caiu 2,9%. No acumulado do ano, o INA, sem ajuste, registra queda de 3,3%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou em 78,1% em junho ante os 79,5% de junho de 2014 e os 78,8% de maio deste ano, na série sem ajuste. Já na medição com ajuste, o Nuci do mês passado foi de 78% ante os 79,8% de junho de 2014 e os 78,6% de maio de 2015.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, o cenário para a indústria de transformação continuará "desafiador" no segundo semestre tendo em vista o aumento dos custos e as incertezas do cenário macroeconômico. "O mais dramático é que ao se olhar nos vários campos - na estrutura econômica, política, jurídica - o que nos aguarda no futuro, percebe-se que vai piorar", afirmou, em nota. "É um ano terrível", completou.

A Fiesp informou ainda que o INA de maio foi revisado de 1,2% para 1%, na série com ajuste sazonal. Já na série sem ajuste, o indicador de maio foi revisado de alta de 2% para 3,1%.

Sensor

A confiança dos empresários industriais paulistas ficou em 47,6 pontos na pesquisa Sensor de julho, ante os 46,8 pontos na sondagem de junho, na série com ajuste, segundo a Fiesp. O indicador busca obter informações da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados. Na série sem ajuste, o indicador chegou aos 47 pontos em julho ante os 45,9 pontos de junho. Apesar da alta do indicador, ele continuou abaixo dos 50,0 pontos, sinalizando queda da atividade industrial para o mês.

De acordo com a Fiesp, dos cinco itens que compõem o Sensor, um apresentou alta em relação à sondagem anterior, um teve queda e três ficaram estáveis e um caiu. A alta foi registrada em Estoque, que avançou de 41,8 pontos em junho para 48,0 pontos em julho. A situação de continua em nível de sobrestoque, que, segundo o levantamento, é representada por leituras inferiores a 50,0 pontos.

O item Vendas foi o que registrou resultado negativo, ao cair de 50,7 pontos em junho para 48,6 em julho. Já os indicadores de Mercado (48,3 pontos), Emprego (48,5) e Investimento (47,3 pontos) ficaram estáveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)