(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Impactado pela crise, mercado de chocolate no Brasil registra queda de quase 10% na produção

Por conta da crise, o recuo foi de quase 10% no primeiro trimestre de 2015, mas o país continua sendo o terceiro maior produtor e consumidor de chocolates do mundo


postado em 29/07/2015 10:31 / atualizado em 29/07/2015 11:27

Linha de produção da fábrica de Chocolate Garoto, Vila Velha (ES) (foto: Daniela Martins/A Gazeta)
Linha de produção da fábrica de Chocolate Garoto, Vila Velha (ES) (foto: Daniela Martins/A Gazeta)

A crise econômica afetou até o consumo de doces no Brasil. Terceiro maior produtor e consumidor de chocolates do mundo, o setor brasileiro de chocolate fechou o 1º trimestre deste ano com um desempenho inferior em relação ao mesmo período de 2014, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). A queda de 9,97% na produção de chocolates, quando foram produzidas 122,9 mil toneladas, é reflexo da atual crise no país.

O declínio este ano foi o mais alto já registrado pela ABICAB. "Este trimestre foi difícil. A crise mexeu e muito no bolso do consumidor brasileiro. O aumento de inflação, a alta do dólar e do preço do combustível, e os novos impostos são os principais fatores que afetaram o desempenho do setor", afirma o vice-presidente de Chocolates da ABICAB, Ubiracy Fonseca.

Ainda de acordo com dados da ABICAB, a baixa performance tem sido percebida nos últimos dois anos - 2013 e 2014 -, quando o setor também apresentou queda na produção de 2,11% e 3,49%, respectivamente.

Mercado doce

Com um consumo per capita de 2,8 kg por pessoa, o Brasil continua sendo um dos principais players do mercado mundial de chocolate. Segundo Fonseca, há expectativa de uma pequena recuperação a partir do segundo trimestre desse ano. “Mesmo assim, o resultado de 2015 deverá ser negativo, mas em um volume menor do que o verificado nos três primeiros meses”, finaliza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)