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Estado de Minas ÔNUS ANTES DO BONUS

BR-040 terá pedágio antes de obras

Segundo ano da concessão será usado para duplicações em Goiás. Mineiros pagam tarifa este mês, mas ainda terão de esperar duplicação de trecho rumo ao Rio de Janeiro


postado em 18/07/2015 07:00 / atualizado em 18/07/2015 07:21

(foto: Paulo Filgueiras / EM / D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras / EM / D.A Press)

A aguardada duplicação do trecho rumo ao Rio de Janeiro da BR-040 ainda vai demorar um tempo para sair do papel. O plano de obras da concessionária responsável pela administração prevê a continuidade da ampliação da rodovia no trecho goiano para o segundo ano de contrato. Pelo cronograma, serão duplicados, nos próximos meses, 54,3 quilômetros no estado vizinho, além de outros 8,2 quilômetros em João Pinheiro, no Noroeste de Minas. Até o fim deste mês, no enanto, a empresa vai iniciar a cobrança do pedágio.

No primeiro ano de contrato, a Via 040 duplicou segmentos não consecutivos da rodovia no trecho de Goiás, que, juntos, totalizam 53,5 quilômetros. Outros 5,1 quilômetros foram duplicados nos limites de João Pinheiro, em Minas Gerais. Nos próximos meses, a concessionária vai conectar os trechos, praticamente encerrando os trabalhos de duplicação no trecho goiano. Por enquanto, a empresa não vai iniciar as obras no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, considerado crítico devido ao grande fluxo de caminhões a serviço de mineradoras. A empresa espera duplicar 149,5 quilômetros no segundo ano de contrato. Mas, para isso, é preciso conseguir o licenciamento ambiental. Outros 96 quilômetros ainda não obtiveram autorização do Ibama.

Dos 936,8 quilômetros concedidos à iniciativa privada, 557 quilômetros têm que ser duplicados nos cinco primeiros anos de contrato. Não há exigência quanto à ordem dos trechos a serem duplicados. Pelas regras, depois da execução de 10%, a empresa tem permissão para iniciar a cobrança de pedágio em toda a rodovia. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) projetava a conclusão do percentual depois de 18 meses. Nos três lotes com trecho em Minas, no entanto, as empresas concluíram a porcentagem antes do previsto, possibilitando o início da cobrança.

Na BR-040, a expectativa da empresa é passar a cobrar ainda este mês. Nos 10 primeiros dias deve funcionar uma operação praças abertas, sem cobrança de tarifa. Depois disso, de acordo com um escalonamento, será iniciado o pagamento em todas as praças. Apesar de não ter iniciado a duplicação, a empresa alega ter feito a recuperação de mais de 700 quilômetros de pavimento. “Até 2019, a Via 040 entregará uma rodovia com patamar de qualidade internacional chamado Classe 1-A”, afirma, por nota, a empresa.

No lote que inclui as BRs 060, 153 e 262, em Goiás e Minas Gerais, segundo a ANTT, serão duplicados seis segmentos no segundo ano de contrato. Ao todo, serão duplicados 114,4 quilômetros. Todos estão situados em trechos mineiros, sendo 39,9 na BR-153 e o restante na BR-262, entre Campo Florido e Nova Serrana. No primeiro ano, 65 quilômetros da BR-262, compreendidos entre Campo Florido e Uberaba, foram duplicados. A empresa afirma ter investido R$ 1,2 bilhão na obra e em outras ações, como a recuperação do asfalto de 1,17 mil quilômetros e revitalização da sinalização. Ao iniciar a duplicação, a direção da Triunfo/Concebra afirmou que a ordem das obras seria definida de acordo com as facilidades de construção e a menor complexidade para se obter o licenciamento ambiental.

GOIÁS No caso da BR-050, o trecho a ser duplicado está todo compreendido em Goiás. A parte mineira foi duplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Paralelamente às obras, a empresa faz a recuperação do pavimento, além da construção de dois postos de pesagem e reforma de outros dois. A concessionária ainda trabalha na construção de duas bases da Polícia Rodoviária Federal e ampliação de uma terceira.

Primeiro lote concedido ao longo do Programa de Investimento Logística do governo federal, a rodovia foi arrematada por um consórcio formado por nove empresas. Em nove meses, a concessionária entregou 26,5 quilômetros – 4,7 quilômetros acima do previsto no contrato e três meses antes.


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