(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder aberto guia equipe motivada no trabalho


postado em 15/07/2015 06:00 / atualizado em 15/07/2015 07:41

Colocar boas práticas em ação pode demandar tempo e investimentos das empresas, que vão além de recursos financeiros. Boa parte das medidas exige persistência e o empenho no trabalho dos líderes, já que eles serão os responsáveis por fazer chegar até os funcionários as práticas inovadoras.

Ao longo dos últimos anos, o banco Mercantil do Brasil reformulou suas políticas de Recursos Humanos e adotou um modelo de gestão para aproximar suas lideranças em diversas áreas. Investir no desenvolvimento de líderes é um passo importante para transformar o ambiente de trabalho. Carla Costa, consultora da área de inteligência da GPTW, considera que não resolve a empresa desenvolver uma boa gestão se essas ações não chegam até seus funcionários. “E quem faz essa ponte é o líder”, enfatiza a especialista.

“Estamos sempre preparando os gestores para ouvir seus liderados, em especial, quanto às expectativas de cada um dentro da organização e na orientação para o desenvolvimento de suas carreiras”, enfatiza Márcio Ferreira, gerente de Capital do Mercantil do Brasil. Segundo ele, a proximidade possibilitou a criação de oportunidades para favorecer o clima organizacional e as relações das equipes.Outro fato importante que contribuiu para melhorar o ambiente de trabalho na instituição foi uma sequência de mudanças no processo de comunicação.

“A comunicação ficou mais próxima, passou a utilizar linguagem simples, objetiva e entendida por todos.” Ferreira explica que a mudança favoreceu a cultura da organização e principalmente permitiu o entendimento das diretrizes estratégicas proposta pela instituição. “A execução dessas diretrizes ficou clara e transparente, permitindo a participação e o envolvimento de todos nos processos de melhorias. Possibilitou, também, um maior engajamento das equipes.”

A pesquisa da GPTW é dividida em duas partes. Uma delas, que é respondida pelas empresas, envolve nove temas. A segunda parte é respondida pelos funcionários e tem peso maior no resultado, de 67%. O grande desafio para quem conquistou o pódio é se manter no ranking, o que significa um trabalho permanente no engajamento de pessoas, ambiente de transparência e trabalho em equipe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)