(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA/CRISTIANE DE ÁVILA

Descontratação tem valor no estímulo à criatividade nas empresas


postado em 15/07/2015 06:00 / atualizado em 15/07/2015 08:38

(foto: Alexandre C. MOta/Divulgação - 13/3/14)
(foto: Alexandre C. MOta/Divulgação - 13/3/14)
O grupo Anima Educação, um dos maiores grupos privados de ensino superior no Brasil, participou da versão mineira da pesquisa GPTW e está entre as organizações apontadas como ótimo lugar para se trabalhar. De acordo com a diretora de pessoas da instituição, Cristiane de Ávila, as ações e projetos desenvolvidos pela corporação dão prioridade às pessoas, o que proporciona um ambiente leve, participativo e descontraído, sem abrir mão da segurança e da produtividade. “O reflexo disso está na qualidade da entrega de resultados, ponto forte da nossa gestão. São ações que perpassam pelo ambiente, ambiência e projetos corporativos”, afirma.

 

 

Quais são as ações que se refletem na classificação da empresa como ótimo lugar para se trabalhar?
Prezamos por ambientes com design coletivo e informal, refletindo mais um espaço de troca de ideias, aberto, em que os colaboradores possam interagir, discutir projetos e soluções. Isto fortalece o estilo Anima de gestão por projetos, onde os colaboradores, independente da hierarquia, podem contribuir com a construção de uma ideia ou discussão de soluções. A cada semestre é realizada a Parada Obrigatória, evento em que os colaboradores são envolvidos e têm acesso a informações, indicadores e resultados ligados aos nossos pilares estratégicos: pessoas, qualidade e inovação acadêmica, eficiência operacional, novos negócios, reputação e imagem.

Como ocorre a interação dentro da empresa?
O estilo informal e uma estrutura sem hierarquias facilita o acesso e interação entre lideranças e equipes diversas, o que impacta positivamente no clima, ampliando o papel de referência inspiradora dos líderes que realmente estão no dia a dia das equipes.

Como essas inovações se aplicam aos vários cargos no grupo, para seus diversos ambientes?
O respeito às diferenças está presente nas contratações e promoções, demonstrando que contribuições e visões diferentes somam. Este ponto é um dos mais reconhecidos como positivo nas pesquisas. Tabalhamos em um espaço reconhecidamente participativo, chamado Comitê de Pessoas. Nele, os líderes discutem e entram em consenso sobre as progressões e promoções.

Para a empresa, qual é a importância de um bom ambiente de trabalho. Quais os desafios para chegar lá?
A inspiração que a sala de aula nos proporciona, de aprender a aprender, desconstruir e querer sempre mais é o grande desafio de cada um dos colaboradores. O estímulo à inquietação, o saber lidar com ela de forma construtiva e transformadora, seja nos processos, seja nas relações, são processos diários e que demandam das pessoas uma postura aberta, flexível, orientada à mudança e à entrega. Manter uma equipe com esse desejo e perfil, tendo como referência valores e uma causa que os oriente a superar dificuldades e celebrar conquistas, é um grande desafio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)