(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Endividamento atinge 62% dos consumidores em Belo Horizonte

É o maior do ano e o mais alto dos últimos 28 meses, quando ficou em 74% em fevereiro de 2013. Cartão de crédito é o principal compromisso financeiro dos moradores de BH


postado em 06/07/2015 11:59 / atualizado em 06/07/2015 12:20

O endividamento do consumidor em Belo Horizonte, que chegou a 58,6% em maio, atingiu 62% em junho, o maior do ano e o mais alto dos últimos 28 meses (74% em fevereiro de 2013). O indicador, elaborado pela Fecomércio-MG, mostra o quanto os consumidores estão adquirindo compromissos financeiros, seja com financiamento de imóveis, carros, empréstimos etc.

O estudo apurou que o cartão de crédito é o principal compromisso financeiro dos moradores de BH. Em junho, 64,3%¨dos consumidores se comprometeram com a moeda de plástico. É importante frisar que os juros dessa modalidade são os maiores no país.


“É preciso atenção e se planejar para não perder o controle do orçamento, uma vez que os cartões de crédito têm os maiores juros praticados no mercado, podendo chegar a 360% ao ano”, reforça Guilherme Almeida, economista da entidade.

Em razão disso, a prioridade para pagamento é justamente o cartão de crédito, segundo 72,7% dos consumidores ouvidos pela Fecomércio-MG.

INADIMPLÊNCIA O aumento do endividamento veio acompanhado do crescimento, embora sensível, da inadimplência. O percentual de consumidores com contas em atraso acima de 90 dias passou de 6,2%, em maio, para 6,3%. “Ao compararmos com os dados nacionais divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), observa-se que o percentual de endividados na capital mineira foi o mesmo do Brasil. Já o índice de inadimplência do consumidor de BH foi 1,6 ponto percentual a menos do que o apurado para o país”, comparou o economista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)