(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo grego cogita renúncia em caso de vitória do 'Sim' no referendo

Segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira, 46% dos gregos votarão "Não" no referendo de domingo, mas o índice era de 57% dois dias antes


postado em 02/07/2015 08:03 / atualizado em 02/07/2015 08:30

O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou nesta quinta-feira que o governo pode renunciar no caso de vitória do "Sim" no referendo de domingo sobre as propostas dos credores internacionais. "Poderíamos renunciar, mas o faremos com um espírito de cooperação com os que assumirão o poder", disse o ministro em uma entrevista.


"Acreditamos que o veredicto do povo deve ser respeitado", declarou Varoufakis, para quem "nada terminou", já que as negociações com os credores serão retomadas após o referendo.

"Não sou um primeiro-ministro que se apega ao cargo, mesmo com chuvas e trovões", respondeu mais cedo o premier Alexis Tsipras, ao ser questionado sobre a eventual renúncia no caso de vitória do "Sim".

Segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira, 46% dos gregos votarão "Não" no referendo de domingo, mas o índice era de 57% dois dias antes.

A queda coincide com a imposição de um feriado bancário de oito dias no país.

O governo defende o voto "Não" no referendo, com o objetivo de buscar um acordo melhor com os credores europeus e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No referendo do próximo domingo, os gregos vão ser consultados se aceitam ou não os termos propostos pelos credores (Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu) para manter o financiamento ao país. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)