(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Não estou ciente de acordo de última hora com a Grécia, diz Merkel


postado em 30/06/2015 10:01 / atualizado em 30/06/2015 10:28

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, expressou ceticismo em relação a um possível acordo de última hora entre a Grécia e seus credores internacionais, ao afirmar que não dispõe de informações confiáveis além de que o atual programa de ajuda de Atenas vence nesta terça-feira.

"Só posso repetir o que eu disse ontem. O programa vai expirar hoje à meia noite, pelo horário central da Europa", disse Merkel a repórteres, após se reunir com o primeiro-ministro de Kosovo, Isa Mustafa. "Não estou ciente de nenhum outro sinal confiável."


Segundo Merkel, a última oferta da Comissão Europeia de seu conhecimento é o da sexta-feira passada.

A chanceler, no entanto, disse que as portas continuarão abertas para a Grécia após o prazo da meia-noite, quando vencerá a porção da zona do euro no atual programa de ajuda de Atenas, que tem valor total de 245 bilhões de euros (US$ 271 bilhões).

Os comentários de Merkel vieram depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ter procurado o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ontem à noite, para discutir um acordo de última hora que exigiria que Atenas faça campanha a favor de um eventual pacto no plebiscito sobre o assunto, marcado para o próximo dia 5.

Após fracassar em negociações com os credores no fim de semana, a Grécia convocou o plebiscito para consultar a população sobre as medidas de austeridade que instituições europeias e o Fundo Monetário Internacional (FMI) exigem para liberar novo auxílio financeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)