(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BC de Portugal multa ex-dirigentes do Banco Espírito Santo


postado em 28/05/2015 19:01

Lisboa, 28 - O Banco Central de Portugal acusou 15 funcionários de causarem o colapso do Banco Espírito Santo, prejudicando os correntistas, investidores e credores ao vender a dívida de sua controladora quando já se sabia que o banco estava com problemas. As acusações variam de gestão fraudulenta, divulgação de informações falsas ao mercado e a investidores até negligência na adoção de regras adequadas de gerenciamento de riscos.

O ex-presidente do banco, Ricardo Espírito Santo Salgado, o patriarca da família Espírito Santo que comandava a controladora Espírito Santo International, enfrenta o maior número de acusações. Entre elas estão o fornecimento de informações falsas sobre a empresa controladora e a violação de regras sobre conflito de interesse, segundo pessoas familiarizadas com o processo. Salgado disse, por um porta-voz, que irá contestar as acusações.

O próprio Salgado já acusou o BC de Portugal de provocar a falência do Banco Espírito Santo ao não dar tempo suficiente a ele para solucionar seus problemas.

O BC português não tem o poder de lançar acusações criminais, mas impôs multas de até 4 milhões de euros (US$ 4,35 milhões) sobre os indivíduos. Essas pessoas, já notificadas, têm 30 dias para contestar a decisão. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)