(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dirigente do FMI diz que yuan não está subvalorizado, segundo jornal


postado em 26/05/2015 21:37

Pequim, 26 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou que o yuan "não está mais subvalorizado", em uma mudança importante de sua visão sobre o assunto, após mais de uma década de críticas sobre como a China gerencia sua moeda, informa o jornal Financial Times em seu site. Falando em Pequim durante uma revisão regular da economia chinesa, o primeiro-vice-diretor-gerente do FMI, David Lipton, disse que a desvalorização do yuan era um importante fator de desequilíbrios no passado, mas a avaliação do FMI agora é de que "a valorização real efetiva ao longo do ano passado levou o câmbio a um nível não mais subvalorizado".

O FT lembra que a declaração pode colocar o FMI em uma posição de divergência com o detentor de sua maior cota, os Estados Unidos, que insistem que a China continua a conseguir uma vantagem injusta. O próprio FMI tendia a avaliar que o forte controle cambial de Pequim era um fator importante no avanço da economia da nação asiática, voltada para as exportações.

Em Washington, uma graduada autoridade ouvida pelo FT disse que os EUA saúdam a recente valorização do yuan, mas mantêm a visão de que a moeda segue "significativamente subvalorizada", com o superávit comercial chinês com os EUA e outras nações como uma forte evidência disso. (Gabriel Bueno da Costa)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)