(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TCU pode barrar hoje gasoduto do Comperj


postado em 26/05/2015 21:37

Brasília, 26 - O ministro Vital do Rêgo deve propor nesta terça-feira, 26, ao Tribunal de Contas da União (TCU) que rejeite em plenário o primeiro estágio de concessão do Gasoduto Itaboraí-Guapimirim, projetado para servir ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

A licitação para o empreendimento, orçado em R$ 134,8 milhões, é a primeira após a Lei do Gás, que impôs um novo marco regulatório para o transporte do produto no País.

O gasoduto é de extrema importância para a operação do Comperj, cuja implantação está comprometida por causa da crise na Petrobras. A capacidade de investimento da estatal foi afetada pela corrupção revelada na Operação Lava Jato, além de reviravoltas no cenário econômico. A Petrobras prevê o gás natural como insumo básico para a produção no Comperj.

Com o gasoduto, a planta contaria com uma matéria-prima mais barata que a nafta. Além disso, serviria para escoar o excedente, processado numa unidade do próprio complexo petroquímico, para a rede de gasodutos da estatal.

O TCU analisa a concessão desde o ano passado. A área técnica do tribunal deu parecer pela aprovação, com ressalvas, mas o jornal O Estado de S. Paulo apurou que Vital do Rêgo, que ontem trabalhava num voto a ser apresentado aos demais ministros, avaliava divergir dos auditores para reprovar a licitação. Há indícios de que os valores de investimento previstos estão superestimados. Por conta disso, não seria possível precificar adequadamente os custos.

Também haveria indefinições sobre o interesse de levar o projeto adiante, pois o plano de negócios da Petrobrás está sendo revisto. Diante disso, a Agência Nacional de Petróleo suspendeu a licitação, ao menos por ora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)