(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índice de difusão de 69% no IPCA-15 de maio ainda é muito alto, diz economista


postado em 22/05/2015 10:19

São Paulo, 22 - A alta de 0,60% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) em maio é um resultado positivo na avaliação do economista-chefe da SulAmerica Investimentos, Newton Camargo Rosa. "Há reflexo de menor pressão dos preços administrados e um comportamento relativamente bom do grupo Alimentação", afirmou nesta sexta-feira, 20, ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Por outro lado, o especialista ressaltou que o índice de difusão, em 69%, "ainda é muito alto" e mostra que a elevação de preços está bastante disseminada. "As condições subjacentes da inflação ainda são muito difíceis, o balanço de risco ainda é muito ruim", ponderou.

Analisando a perspectiva para os próximos meses, Camargo Rosa espera uma desaceleração da inflação para um nível um pouco mais baixo do registrado em maio. "Nos próximos meses, junho e julho, há uma tendência favorável à alimentação, com uma pressão mais baixa", pontuou. O economista destaca, no entanto, a autorização de novos aumentos de preços administrados "que não estavam na conta" e que devem continuar pressionando a inflação. "Em 12 meses, a taxa acumulada (do IPCA-15) deve seguir em torno de 8%, bem desconfortável", afirmou.

O especialista pontua ainda que a inflação do preços de serviços continua elevada, apesar da desaceleração da atividade. "Isso mostra que existe um componente de inércia inflacionária relevante na economia brasileira, não desprezível", comentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)