(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê reservatórios mais cheios em maio

Energia Natural Afluente (ENA) da Região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água do Brasil, deve ser equivalente a 102% da média histórica


postado em 16/05/2015 06:00 / atualizado em 16/05/2015 07:17

São Paulo – A expectativa de chuvas para este mês é positiva. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou a segunda revisão das estimativas de volume de chuva e nível de reservatório e pela segunda vez consecutiva as indicações são mais favoráveis do que as previstas inicialmente. A Energia Natural Afluente (ENA) da Região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água do Brasil, deve ser equivalente a 102% da média histórica para meses de maio. O número supera a previsão inicial, que indicava afluência equivalente a 93% da média de longo termo (MLT), e também os 100% da média histórica previstos na primeira revisão para o mês.

Confirmada a projeção, o nível dos reservatórios chegará no dia 31 com o equivalente a 36,7% da capacidade de armazenamento, 0,2 ponto porcentual acima da marca divulgada na semana passada e 0,5 ponto percentual superior à previsão divulgada no fim de abril. Na quinta-feira, os reservatórios da região armazenavam o equivalente a 35,39% da capacidade, mais de um ponto percentual acima da marca de 34,24% apurada uma semana anterior.

Maio é o primeiro mês do chamado período seco, que vai até outubro. Para que não haja risco de desabastecimento de energia este ano, o nível dos reservatórios não pode cair abaixo de 10%. No início do mês, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, informou que esse nível de segurança estará garantido se as afluências na temporada de seca forem equivalentes a no mínimo 66% da média histórica no período para a Região Sudeste/Centro-Oeste.

Em contrapartida à previsão mais positiva para a Região Sudeste, as projeções para a Região Sul apresentaram deterioração importante na última semana. O ONS revisou a previsão de ENA de 107% da MLT para 65% da média histórica de maio. A previsão inicial indicava 115% da MLT. No caso do Nordeste, a ENA deve ser equivalente a 63% da média histórica, acima dos 59% previstos uma semana atrás, mas abaixo da previsão inicial de 67% da média histórica de maio. Na Região Norte, a que apresenta a situação mais confortável no momento, a ENA esperada para este mês é equivalente a 112% da MLT, uma elevação importante em relação aos 82,5% da semana passada.

O boletim semanal divulgado pelo ONS também aponta que a carga brasileira de energia deve atingir 61.546 MW médios este mês, o que representaria uma queda de 2% em relação a maio do ano passado. Na semana passada, o ONS trabalhava com uma expectativa de queda de 0,9% e carga de 62.286 MW.

NO ESCURO

Estados das regiões Norte e Centro-Oeste registraram apagão na noite de quinta-feira. O ONS e as distribuidoras locais estão analisando o que provocou o problema. A ocorrência teve origem em defeito verificado na linha de transmissão Coxipó/Barro Duro, o que ocasionou o desligamento de sistemas e usinas às 20h11. Segundo o ONS, houve desligamento automático parcial do sistema de 230 kV de Mato Grosso, Acre e Rondônia, das usinas hidrelétricas Rondon II, Jauru, Guaporé, Manso, Dardanelos e Ponte da Pedra, e das termoelétricas Cuiabá, Termonorte II, além de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) do Mato Grosso.

Em função do desligamento, as distribuidoras Energisa Mato Grosso, Eletrobras Distribuição Rondônia, Eletrobras Distribuição Acre e Celpa, do Pará, tiveram que cortar carga. A normalização do abastecimento teve início apenas às 20h23, a partir de Cuiabá. O sistema foi totalmente restabelecido às 22h17, com o religamento do sul do Pará.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)