(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Resistência de setores do agronegócio dificulta acordos bilaterais no Brasil


postado em 05/05/2015 15:08

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, disse hoje, em Brasília, que a resistência de setores do agronegócio à abertura de mercados é um entrave para que o Brasil assine novos acordos bilaterais de livre comércio. A ministra chegou a comparar os oito acordos bilaterais assinados pelo Brasil aos 48 assinados pelos membros da Aliança do Pacífico (Peru, Colômbia, Chile e México) para afirmar que “em comparação com outros blocos econômicos, o Mercosul se encontra em uma situação inferiorizada”.

“Existem [no Brasil] alguns setores, algumas corporações, que resistem à abertura dos mercados devido ao protecionismo de décadas. Temos que superar isso. Os grupos lutarem para manter suas subvenções é legítimo, mas cabe ao Poder Público e a grande parte dos brasileiros reagir ao protecionismo e defender os interesses brasileiros”, declarou a ministra, acrescentando que as negociações com outros países tende a favorecer a economia, os empregos, as exportações e a balança comercial nacional.

Segundo a ministra, a União Europeia é o alvo de interesse brasileiro. Além disso, há uma grande expectativa quanto ao início das vendas de carne in natura para os Estados Unidos.



“Os norte-americanos já nos prometeram os primeiros negócios para agosto deste ano. Estamos fazendo nossa parte. O Ministério da Agricultura está lutando contra o tempo, fazendo o dever de casa. Esperamos que até o final de maio, início de junho, tudo esteja superado e que possamos fazer os primeiros negócios”, disse a ministra.

Esta manhã, Kátia Abreu se reuniu com representantes de sete países-membros do Mercosul (que é composto pela Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil) e da Aliança do Pacífico (Peru, Colômbia, Chile e México) para discutir estratégias de negociação de acordos comerciais e harmonizar as normas sanitárias e fitossanitárias. Bolívia, Colômbia e Peru não enviaram representantes ao encontro.

Após o fim da conversa, a ministra destacou a importância de unificar as exigências sanitárias e reduzir a burocracia para facilitar o comércio de produtos agropecuários. “Se os processos sanitários e fitossanitários de países vizinhos forem harmonizados, as exportações e as importações fluirão com mais velocidade e sem perder a qualidade. A burocracia não pode impedir o comércio”. Cada país terá agora 20 dias para indicar seus representantes no grupo de trabalho que discutirá o assunto. Paralelamente, há a intenção de, em outubro, fazer uma reunião mais ampla, com representantes de todos os países das Américas.

A ministra confirmou o lançamento, amanhã (6), do Plano Nacional de Defesa Agropecuária. “Será a primeira etapa de um plano de estratégias, um avanço na defesa do setor agropecuário. Inclusive com ponto já efetivamente modificados”, disse Kátia Abreu, sem adiantar novos aspectos do plano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)