(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mudar fatia da Petrobras em leilão no pré-sal não está em estudo, diz ministro


postado em 04/05/2015 18:07

Houston, Texas, 04 - O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse, nesta segunda-feira, 5, ser favorável a que a Petrobras tenha o direito de se recusar a participar dos leilões da área de exploração de petróleo sob o regime de partilha de produção, conhecido como leilão do pré-sal. Afirmou, no entanto, que, no momento, o governo não discute mudanças nessa regra que exige que a petroleira tenha ao menos 30% nos blocos exploratórios com potencial na camada do pré-sal que forem leiloados.

"Não estamos hoje no Brasil discutindo essa questão, mas existem opiniões e tenho a minha", disse o ministro. "O direito de recusa seria uma boa estratégia para que nós não estivéssemos a reboque de uma política setorial e de empresa dentro da política nacional de exploração de uma área vital", disse Braga, destacando que não é uma opinião consensual dentro do governo. "Acho que o modelo de partilha é fundamental para nossa economia e para nossos recursos naturais", disse.

O ministro também falou que há a possibilidade de que o próximo leilão do pré-sal, previsto para 2016, seja adiado para 2017. "Pode ser que sim. Mas basicamente em função da volatilidade. Não tem como fazer uma previsibilidade tão grande numa distância tão grande com um mercado tão volátil como está", disse. "É óbvio que, quando estamos falando de pré-sal, estamos falando de áreas de grande potencial. E aí fazer isso num momento de viés de baixa não é interessante para o País."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)