(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

McDonald's anuncia reorganização para reverter queda nas vendas


postado em 04/05/2015 15:02

O McDonald's anunciou nesta segunda-feira que reorganizará suas operações internacionais e passará mais lojas a franquias, em uma tentativa de reverter a persistente queda em suas vendas. O fabricante do famoso "Big Mac" venderá até 2018 mais 3.500 restaurantes administrados pela empresa a franquias. Isso aumentará a quantidade de restaurantes operados por franquias dos 81% atuais para aproximadamente 90%.

Desse modo, a companhia segue a linha de seu maior rival, o Burger King, que só administra diretamente 1% de sus 7.300 restaurantes nos Estados Unidos e no Canadá. Sob pressão de seus competidores e dos mercados, o McDonald's espera com essas mudanças poupar cerca de 300 milhões de dólares anuais até 2017.


A maior rede de 'fast food' do mundo quer também tranquilizar os mercados sobre sua capacidade de se reativar em um contexto de queda das vendas: assegurou que distribuirá entre 8 e 9 bilhões de dólares a seus acionistas este ano. Reafirmou, ainda, a intenção de retornar, no fim de 2016, a seus acionistas entre 18 e 20 bilhões de dólares.

Pressionado em diversos países por questões sanitárias e por uma concorrência agressiva, o McDonald's decidiu simplificar sua estrutura e reorganizar suas atividades em quatro segmentos. O primeiro se refere aos Estados Unidos, que representou mais de 40% de seu lucro operacional em 2014 e onde perde fatias de mercado para redes de comida mexicana como Chipotle, Wendy's e Taco Bell, que souberam se adaptar às mudanças de gosto dos consumidores.

Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido, que representam outros 40%, foram reagrupados no segmento "mercados internacionais líderes". China, Itália, Polônia, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Holanda, com 10% do lucro operacional, ficaram entre os mercados com forte crescimento.

O restante fica no segmento de mercados de base. O McDonald's se comprometeu a ouvir mais os seus clientes, melhorar a qualidade de seus alimentos e simplificar seus cardápios. Com 36.000 restaurantes em mais de 100 países, a companhia tem registrado, nos últimos anos, queda nas suas receitas. Em janeiro, Steve Easterbrook assumiu como novo diretor-geral no lugar de Donald Thompson, para impulsionar um plano de reativação da companhia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)