(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comércio eleva confiança em abril, alta de 0,4%, segundo a FGV


postado em 28/04/2015 08:37

Rio, 28 - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,4% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta terça-feira, 28. Com o resultado, o Icom atingiu 92,4 pontos no período. Trata-se da primeira alta após cinco quedas consecutivas, embora o indicador mantenha a tendência negativa. "A discreta alta do Icom em abril foi determinada pela melhora das expectativas em relação à evolução dos negócios nos meses seguintes. A diminuição do pessimismo foi, no entanto, insuficiente para alterar a tendência do indicador que mede a intenção de contratações pelo setor, que continua em queda e sinalizando diminuição de ofertas de emprego", avaliou o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, em nota oficial.

No mês passado, o Icom havia recuado 4,4%, ao menor nível de toda a série, iniciada em março de 2010. A despeito da elevação neste mês, o índice permaneceu na zona considerada "desfavorável" à atividade, abaixo dos 100 pontos. A média histórica do índice é de 123,7 pontos.

Em abril, a evolução favorável do índice foi determinada pela melhora da percepção em relação ao futuro. O Índice de Expectativas (IE-COM) aumentou 1,9% em abril, para 117,3 pontos, depois e ceder 1,5% no mês passado. Já o Índice da Situação Atual (ISA-COM) continuou piorando e caiu 2,0% neste mês, para 67,5 pontos, após recuo de 8,9% em março.

Desde a edição de novembro de 2014, a Sondagem do Comércio passou a trazer oficialmente dados com ajuste sazonal. Até então, o Icom era divulgado apenas com variações interanuais trimestrais. Como a série ainda é recente (iniciada em março de 2010), a FGV adiantou que vai revisar os resultados mês a mês, até que estejam mais consolidados. A coleta de dados para a edição de abril da sondagem foi feita entre os dias 01 e 23 deste mês e obteve informações de 1.206 empresas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)