(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Correção: China vai lançar programa para facilitar reestruturação de dívidas


postado em 28/04/2015 07:07

Pequim, 28 - A nota enviada anteriormente contém um erro de digitação no título. Segue o texto corrigido:

O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) planeja lançar uma versão própria de programas inovadores de facilitação de crédito adotados em países desenvolvidos, segundo fontes com conhecimento do assunto, uma vez que o plano principal de Pequim de reestruturar trilhões de dólares em dívidas de governos locais enfrenta dificuldades.

Pelo projeto, que pode ser implementado nos próximos dois meses, o PBoC vai permitir que bancos chineses troquem bônus de governos locais por empréstimos de forma a ampliar a liquidez, impulsionar o crédito e reduzir as taxas de juros, disseram as fontes. A estratégia é similar às operações de refinanciamento de longo prazo (LTROs) utilizadas pelo Banco Central Europeu (BCE).

Na semana passada, o Wall Street Journal publicou que o PBoC estava elaborando um plano do gênero. Autoridades do BC chinês se recusaram a comentar o assunto.

Por trás da iniciativa está o desejo de Pequim de solucionar o crescente problema do endividamento de governos locais. Os últimos dados mostram que as dívidas locais saltaram quase 50% em relação a junho de 2013, para cerca de 16 trilhões de yuans (US$ 2,6 trilhões). Esse tipo de dívida é responsável por um quarto do aumento no endividamento geral da China desde 2008. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o nível da dívida chinesa tem avançado mais rápido do que as dívidas do Japão, Coreia do Sul e EUA antes desses países entrarem em recessão.

Recentemente, o Ministério de Finanças da China anunciou que autorizará governos locais muito endividados a vender novos bônus com garantias explícitas para substituir dívidas existentes, compostas basicamente por empréstimos bancários.

No entanto, os bancos comerciais da China - principais compradores de bônus emitidos no país - têm hesitado em adquirir os novos papéis por consideraram seus rendimentos muito baixos. Além disso, os bancos temem que as compras de bônus possam comprometer os recursos para empréstimos. Diante disso, várias províncias chinesas, incluindo Jiangsu, Anhui e Ningxia, adiaram ou planejam postergar ofertas de bônus. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)