(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HORA DE QUALIFICAR

Qualificação gratuita é o foco da política pública de trabalho e renda do governo estadual, diz secretário

"A ideia é orientar a formação e qualificação profissional para esse público desprotegido socialmente. Há centros de referência à assistência em todos os municípios com os quais vamos trabalhar", afirma André Quintão


postado em 20/04/2015 06:00 / atualizado em 20/04/2015 09:21

Reforçar a assistência aos desempregados, com o cuidado de promover o casamento entre os profissionais demandados pelas empresas e a qualificação gratuita de mão de obra é a principal determinação da política pública de trabalho e renda que está sendo desenhada pelo governo estadual, informou o secretário de estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão. Os programas de formação profissional serão articulados para atender o público da assistência social, aqueles trabalhadores vulneráveis e que mais sofrem com a falta de emprego.

“A ideia é orientar a formação e qualificação profissional para esse público desprotegido socialmente. Há centros de referência à assistência em todos os municípios com os quais vamos trabalhar”, afirma Quintão. Além da vinculação das duas áreas, o pressuposto de uma eficiência maior da política do novo governo é o de unir os esforços das pastas do trabalho e do desenvolvimento econômico para que a reciclagem e o treinamento dos desempregados sigam na mesma direção das necessidades de contratação das empresas.


Quintão propôs parceria à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) para colocar esses programas em prática. Outra meta é conduzir a política pública com o mote da diversificação da economia e desenvolvimento regional do estado. A secretaria trabalha, ainda, para melhorar o sistema de informação para captar e intermediar vagas nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), sob gestão do estado. Disso depende, na visão do secretário, a eficiência na acolhida dos trabalhadores nessas unidades, sobretudo os candidatos em situação de vulnerabilidade social.

As restrições do orçamento estadual não serão, de todo, um empecilho, de acordo com o secretário. “De fato, estamos trabalhando com 40% da potência do motor, mas nessa hora de ajustes a gente tem de superar e otimizar os recursos disponíveis. É necessário definir prioridades e pôr foco no trabalho”, afirma.

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e Emprego integrou para divulgação em redes sociais o Portal Mais Emprego, que proporciona a consulta dos interessados em vagas disponíveis nas agências do Sine em todo o país, dá informações sobre o andamento do seguro-desemprego, oportunidades de qualificação profissional e abono salarial. O acesso ao sistema é feito pelos sites www.mte.gov.br e https://maisemprego.mte.gov.br/. A consulta do trabalhador às oportunidades pode ser feita por cidade de interesse do candidato.

Quanto à evolução dos salários oferecidos pelas empresas, Hegel Botinha, diretor do Grupo Selpe Hegel Botinha diz que ainda é cedo para qualquer previsão. As negociações salariais das categorias profissionais com data-base no primeiro semestre deverão dar sinal importante para o comportamento das remunerações dos trabalhadores em 2015. “Estamos num momento em que há empresas fazendo ajustes e outras refazendo planos. É de se esperar que algumas delas recontratem mão de obra por salários mais baixos”, afirma. (MV)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)