(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hidrelétrica recebe licença e poderá ir a leilão no próximo dia 30


postado em 17/04/2015 20:07

Brasília, 17 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) poderá oferecer mais uma hidrelétrica no leilão de energia marcado para 30 de abril, quando serão contratados projetos para entrar em operação daqui a cinco anos. A entrada da hidrelétrica de Davinópolis, usina de 74 megawatts (MW), prevista para ser erguida entre Minas Gerais e Goiás, foi garantida nesta sexta-feira, 17, a partir da emissão de licença prévia ambiental concedida pelo Ibama. Essa licença é condição obrigatória para entrada no leilão, porque atesta a viabilidade ambiental do empreendimento.

A hidrelétrica está prevista para ser instalada no Rio Paranaíba. Sua capacidade de geração é suficiente para abastecer uma cidade de 370 mil pessoas. Com área total a ser inundada de 4.217 hectares e extensão aproximada de 30 km, o reservatório de Davinópolis atingirá parcialmente os municípios de Abadia dos Dourados, Coromandel e Guarda-Mor, no Estado de Minas Gerais, e Davinópolis e Catalão, no Estado de Goiás. Está prevista a geração de 800 empregos diretos e 2000 empregos indiretos na região.

Com Davinópolis, a EPE consegue garantir pelo menos mais uma oferta de hidrelétrica no leilão. Até agora, apenas o projeto fluminense de Itaocara possuía licença prévia ambiental.

Ao todo, a EPE recebeu pedidos de habilitação de empreendimentos de várias fontes de geração, os quais somam a oferta de 19.826 MW. O leilão A-5 prevê a entrega de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir de 2020. A maior participação em volume de energia foi registrada pelas térmicas a gás natural, no total 31 projetos, com oferta de 15.439 MW. Desse montante, seis usinas a gás estão localizadas no Estado do Rio de Janeiro, somando 3 mil MW, e três em Sergipe, com 2.942 MW.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)