(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia não pode esperar nenhuma concessão nas condições do resgate


postado em 30/03/2015 12:31

Helsinque, 30 - A Grécia não pode esperar nenhuma concessão nas condições associadas aos fundos de resgate que está buscando da zona do euro, apesar de sua crise de liquidez, disse o primeiro-ministro da Finlândia, Alexander Stubb.

Os esforços do governo grego estão no foco nesta segunda-feira. Uma lista provisória de ações de reformas econômicas e fiscais foi enviada pelo governo na sexta-feira à noite a autoridades da zona do euro e elas afirmaram durante o fim de semana que as propostas apresentadas por Atenas não foram suficientemente detalhadas. A expectativa é que a lista final da Grécia seja entregue hoje.

"O tempo está se esgotando, mas as condições não serão alteradas", disse Stubb em uma coletiva de imprensa conjunta com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que estava fazendo uma breve visita à Finlândia.

Desde que o novo governo chegou ao poder no final de janeiro, a Grécia está em impasse com os seus credores em relação às condições do programa de resgate. O governo grego enfrenta uma terrível escassez de dinheiro e terá de pagar salários e pensões no final do mês, além de quitar suas dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em 9 de abril.

Merkel disse que vai aguardar os resultados das conversas que a Grécia está tendo com as autoridades do FMI, do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia, que representam os credores do país."Não me surpreende a demora no processo de discussão, pois foi assim nas discussões com Portugal, Irlanda ou sobre o programa de ajuda aos bancos espanhóis", disse Merkel.

Merkel disse ainda que nos últimos cinco anos, sua política foi "sempre de que a Grécia é parte da zona do euro". Ao mesmo tempo, um país que deseja permanecer como membro da zona do euro deve mostrar solidariedade através da implementação das reformas econômicas necessárias, "independentemente de qual governo está no poder", acrescentou Merkel. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)