(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Receita alerta para envio de e-mails falsos

Órgão diz que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e que o Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da Receita Federal


postado em 30/03/2015 11:27 / atualizado em 30/03/2015 11:55

A Receita Federal emitiu um alerta, nesta segunda-feira, alertando aos contribuintes, que mensagens eletrônicas (emails) estão sendo enviadas em nome do órgão com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015. Segundo o órgão, tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras.

Em um dos casos, uma mensagem oferece facilidades na obtenção do programa. Os links contidos no texto abre brechas no computador para a instalação de vírus e malwares. A Receita Federal diz que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. O órgão também informa que o Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da Receita Federal, na internet.

IRPF 2015

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começou no dia 2 de março e termina no dia 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não preencham a declaração com erros ou omissões. Na mesma situação estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental.

Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita.

Com Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)